É cada vez mais comum empresários que chegam até nós, muito aflitos, porque tiveram o perfil da empresa suspenso no Goolgle Meu Negócio. Se você é um deles, mantenha a calma, tem solução!
Muitas empresas, dos mais variados portes e segmentos de mercado, dependem muito (alguns quase que totalmente) da Ficha da Empresa no Google para conseguir novos clientes. A ficha da empresa é um fator decisivo na compra de quem procura um produto/serviço, pois é lá onde o usuário vai verificar as avaliações de outros clientes, conferir o horário de funcionamento, a localização no Google Maps, fotos e etc.
Ter a ficha suspensa, neste caso, significa um grande prejuízo financeiro, pois a empresa perde a chance de aparecer nos resultados da rede de Pesquisa e Google Maps, sentindo o número de chamadas, acessos ao site e os orçamentos diminuírem drasticamente.
Mas, porque o Google suspende alguns cadastros de perfis de empresas na plataforma?
A resposta não é tão simples. As fichas de empresas são suspensas por infringirem as diretrizes da plataforma. Essas diretrizes são bem amplas e variadas, e as regras mudam de acordo com o ramo de atuação de cada tipo de negócio. Sendo assim, cada empresa terá que fazer uma análise minuciosa nos dados da sua ficha para entender o motivo pelo qual foi suspensa. O problema é que Google não vai dizer ao administrador da ficha qual é o motivo exato da suspensão. Cabe a um profissional experiente fazer esta análise e colocar o perfil em conformidade com as diretrizes do Google Meu Negócio.
Após identificar onde está o erro e corrigi-lo, o administrador do perfil deve enviar um formulário de reestabelecimento da ficha, onde o Google fará uma nova análise e reestabelecerá (ou não) a ficha da empresa.
Importante salientar que o retorno da ficha ao “ar”, nas pesquisas e no Google Maps, pode levar alguns dias ou até semanas em alguns casos.
Como manter o perfil da minha empresa em conformidade com as diretrizes?
A principal dica que eu dou aos meu clientes é: seja direto e objetivo, não tente “enganar” ou obter vantagem sobre os concorrentes no Google. Por exemplo, não coloque endereços físicos que não existem, não coloque “palavras-chaves” no campo do Nome da empresa, não coloque fotos de bancos de imagens ou que não são suas, não coloque serviços ou produtos que não condizem com o seu negócio. Parece óbvio, mas algumas empresas fazem isso pensando em obter algum tipo de vantagem na hora de aparecer nos resultados, e, uma hora ou outra, a inteligência artificial (ou algum funcionário) da plataforma irá encontrar essas inconsistências na ficha.
Obs: Lembrando ainda que qualquer usuário da plataforma pode denunciar um perfil de empresa, caso ele se sinta enganado pelas informações contidas alí. Claro que uma simples denúncia não tira uma ficha do ar, neste caso ela será analisada pelos profissionais do Google.
As políticas e diretrizes foram escritas para manter uma experiência positiva para todos os usuários dos produtos do Google. Veja abaixo todos os links para as políticas e diretrizes do Perfil da empresa.
Diretrizes para representar sua empresa no Google
Políticas de conteúdo das postagens
Diretrizes de mensagens
Políticas de fotos, vídeos e avaliações
Como preencher corretamente o formulário de reestabelecimento do perfil?
Veja abaixo um vídeo de como preencher o formulário de reestabelecimento da ficha:
Precisa de ajuda?
Caso você precise de ajuda para reestabelecer o perfil da sua empresa no Google Business, entre em contato conosco!
Através da nossa experiência, já recuperamos diversas fichas de empresas em todo o Brasil.
Sobre Nós:
Somos uma Agência de Marketing Digital Especializada em Estratégias para Gerar Tráfego e Leads Qualificados para o seu Negócio através de Anúncios Google Ads, Google Perfil da Empresa, Desenvolvimento e Otimização de Sites – SEO.
Comentários