Antes de mais nada, você sabe o que significa SEO? Se sim, ótimo! Mas para quem é novo nesta área, eu explico:
SEO vem da sigla em inglês Search Engine Optimization, traduzindo: Otimização para Mecanismos de Busca. SEO são técnicas avançadas aplicadas no código fonte, no design e também no conteúdo do seu site, que visam melhorar o posicionamento (do site todo, ou de algumas páginas) nos resultados orgânicos (não pagos) do Google, Bing, e outros buscadores.
De uma forma mais simplista, essas técnicas ajudam a inteligência do Google a encontrar o conteúdo que está no seu site, e oferecê-lo aos usuários que estão buscando pelo mesmo termo na internet. O resultado dessa intermediação, entre o conteúdo que o seu site tem a oferecer, e o que o usuário está buscando, será justamente o posicionamento do seu site no ranking da pesquisa orgânica.
Você já parou pra pensar o que faz o Google colocar um site em primeiro, segundo ou terceiro lugar na lista de resultados orgânicos (não pagos) quando você faz uma pesquisa? Pois é, este ranking é definido pelas regras SEO aplicadas em cada site. Por exemplo: O site que tem mais conteúdo sobre a palavra-chave pesquisada, o que tem mais relevância e autoridade em determinado assunto, o que é mais rápido na hora de carregar e etc., vai aparecer sempre no topo das pesquisas em comparação a um site que não tem boas técnicas SEO aplicadas.
Por que é tão importante que o meu site tenha técnicas de otimização (SEO)?
Se você leu o conteúdo acima, fica fácil responder a essa pergunta. As técnicas aplicadas farão com que o seu site ou página seja facilmente encontrado e tenham um melhor posicionamento nos resultados da pesquisa, fazendo o site do seu negócio se sobressair aos concorrentes, além de evitar a necessidade de fazer anúncios pagos para aparecer na primeira página, ou nas primeiras posições do ranking.
Mas calma, nem tudo são flores para quem busca resultados rápidos.
Fazer o mecanismo do Google entender que o seu site é melhor que o do seu concorrente não é um trabalho que traz resultados do dia pra noite. Você precisará melhorar seu site com técnicas de otimização, construir uma autoridade (relevância) na internet, produzindo muitos e bons conteúdos. Algumas técnicas SEO levam meses para se consolidarem e começar a dar resultados. Não é fácil, porém o resultado vale muito a pena a médio e longo prazo!
Abaixo listei apenas alguns fatores que influenciam no ranking de um site nos buscadores:
1- Qualidade do conteúdo;
2- Tamanho do conteúdo;
3- Título das páginas;
4- URL amigáveis;
5- Tempo de permanência dos usuários nas páginas;
6- Uso de palavras-chaves;
7- Tempo de carregamento do site;
8- Link building;
9- Autoridade.
Atenção com Plataformas de Construtores Automáticos de Sites!
Plataformas que prometem construir o seu site automaticamente, com apenas alguns cliques, não possuem a capacidade de fazer análises críticas e aplicar técnicas avançadas de otimização (SEO). Essas análises feitas por máquinas não levam em consideração alguns fatores importantes, que só um profissional capacitado consegue colocar em prática. Essas plataformas apenas fazem o básico para otimização de sites. Portanto, minha dica é: se é importante pra sua empresa ter um site bem posicionado no Google, fuja dos construtores de sites automáticos que você vê por aí na internet!
Bônus: Guia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes
O Google desenvolveu um guia básico para iniciantes que desejam entender melhor e aplicar técnicas SEO em seus website.
Clique aqui para acessar.
Precisa de ajuda?
Caso você precise de ajuda para fazer a otimização do site da sua empresa, entre em contato conosco!
Sobre Nós:
Somos uma Agência de Marketing Digital Especializada em Estratégias para Gerar Tráfego e Leads Qualificados para o seu Negócio através de Anúncios Google Ads, Google Perfil da Empresa, Desenvolvimento e Otimização de Sites – SEO.
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